sábado, 7 de novembro de 2015

CATASETUM FIBRIANTUM

Nas proximidades do Museu Histórico e Pedagógico Prof. Flávio da Silva Oliveira foram plantadas algumas árvores, isso mais ou menos cinquenta anos passados, e devido uma delas estar condenada, a mesma foi sacrificada.
Uma vez posta no chão, passando por ela vi algumas batatas expostas e resolvi trazer para casa, enfim plantar num vaso. Não sabia que tipo de planta poderia ser.
O tempo passou a planta floresceu e achei parecida com orquídea. Fotografei e mostrei a foto para o primo João Araújo (Joãozinho), conhecedor plantas das mais variadas espécies, aliás, ele tem uma grande coleção de plantas plantadas em sua casa.
É só aguardar alguns dias ou meses para a planta vir a tona, enfim é bonita mas dura poucos dias.



domingo, 1 de novembro de 2015

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

JEAN GABRIEL VILLIN

Cultura

Exposição mostra paixão de francês pelo folclore

Das páginas dos livros de Monteiro Lobato para o imaginário popular, a figura folclórica do Saci-Pererê que conhecemos hoje saiu da pena do desenhista francês Jean Gabriel Villin. Conhecido como o mais lobatiano dos ilustradores por seu trabalho com os personagens do “Sitio do Pica-Pau Amarelo”, esse cidadão ferreirense, brasileiro por naturalização, mostrava os costumes e as lendas do Brasil traduzindo-os em obras de arte. A partir de amanhã, parte de universo estará reunido pela primeira vez em Porto Ferreira. Jornal do Porto 15/01/2000

Editorial (Jornal do Porto 24/04/1982

RUA JEAN GABRIEL VILLIN

Logo após o falecimento de Jean Gabriel Villin, ocorrido nesta Cidade no dia 5 de outubro de 1979, há pouco mais de dois anos e meio, algumas pessoas e entidades sociais, em momentos simultâneos, mas separados que comprovavam o alto conceito de que gozava o extinto entre nós, se dirigiram ao Sr. Prefeito Municipal solicitando-lhe o batismo de uma de nossas ruas com o nome daquele saudoso e querido franco-ferreirense. Infelizmente, o Sr. Cleiton Ernandes Arantes não se sensibilizou com os pedidos que recebeu, provavelmente por deixar de sentir o alcance da providencia que deveria ter tomado, com um simples ato de sua exclusiva competência que nada mais representaria do que a gratidão de Porto Ferreira por tudo que Jean fez em benefício do Município e de sua gente, sem nada ganhar ou pedir em troca.
Sem falar no elevado prestigio profissional mantido por Jean na Capital do Estado, onde residiu por muitos anos e se notabilizou pelos desenhos publicitários nascidos de sua criatividade; sem lembrar os inúmeros livros e revistas que ilustrou entre os quais alguns de Sud Mennucci e de Monteiro Lobato, e deixando de lado telas nas quais fixou vários aspectos de Porto Ferreira e, praticamente, todas as lendas indígenas da grande família Tupi-Guarani, primitivos habitantes do Vale Mojiano, Jean Gabriel Villin foi autor do desenho que se encontra na parede ao topo da escadaria que alcança a Câmara Municipal, simbolizando as fases históricas de Porto Ferreira; reproduziu o Brasão Ferreirense que está estampado, em azulejos, na parte superior do saguão da Prefeitura;  fez parte atuante da Comissão encarregada de idealizar a Bandeira do Município e acabou sendo agraciado com o título de Cidadão Ferreirense. Nada disso entrou nas cogitações do Sr Prefeito Municipal insensível que é os interesses que não sejam seus.

Mas, há poucos dias, embora com muito atraso, tivemos conhecimento de uma notícia verdadeiramente alvissareira: datado de 7 de novembro de 1980, o Prefeito da Capital, Reynaldo Emydio de Barros, sancionou o Decreto nº 16.998, dando o nome de Jean Gabriel Villin a uma das ruas de São Paulo, localizada no progressista bairro de Santo Amaro, em atendimento ao pedido que lhe fez o Sr. Manoel Rodrigues Ferreira como Presidente da Ordem Nacional dos Bandeirantes. Que esta informação sirva de satisfação aos amigos e admiradores de Jean Gabriel Villin e de elucubrações comparativas ao nosso ilustre Prefeito.



segunda-feira, 26 de outubro de 2015

BETO BELLINI O POETA DE PORTO FERREIRA


BETO BELLINI

O amigo Beto Bellini  participou do XIII  Prêmio Escriba - Poesia - Piracicaba - SP e foi premiado em 2.º, com a obra "Ex-cumungado.

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

terça-feira, 29 de setembro de 2015

DAVI SAIDEL O MAGO DO ACORDEÃO


Trabalhei um período na Tipografia Aurora, Rua Gal. Couto Magalhães, (antiga boca do lixo), empresa com vínculo ao Instituto Monitor Rádio & Televisão, e na hora do almoço ia dar umas voltas próximo da Estação da Luz.
Precisava comprar uma partitura da música “Tema de Lara”, arranjo para acordeão, enfim entrei nas dependências da “Casa Meireles” e vejo lá um sanfonão com 320 ou 420 baixos.
Seis músicos resolveram tocar esse instrumento um pouco exagerado. Um puxava o fole, isto sobre um trilho fixo. Dois músicos tocam na baixaria e três no teclado, um deles tocava na oitava acima, som grave, isso encima de uma escada e mais dois nas oitavas abaixo.
Lembrei desse fato após comentar um link do ilustre professor David Saidel. Eu lembrei que o professor David Saidel participou de um evento no Teatro Municipal de São Paulo, e ele viu no meu perfil a imagem do famoso sanfonão, fato esse que nem lembrava mais.


sexta-feira, 25 de setembro de 2015

TANGERYNUS E O FUTEBOL DE PORTO FERREIRA SP

OS PAULODETE - OS TANGERYNUS - OS VASCONE

DOCA TANGERINO - JOAQUIM TANGERINO - DIONIZIO TANGERINO 

PREFEITO DORIVAL BRAGA - JOAQUIM TANGERINO - MANOEL TANGERINO (MANEZÃO)

Visitando os  parentes por parte do lado materno, casa do primo de segundo grau, Joaquim Tangerino (im memorian)  vi lá na parede várias fotos, e para ficar registrado pedi emprestado e copiei. Uma boa conversa com a Maria Stoppa Tangerino e também com a Maria Auxiliadora.

quarta-feira, 11 de março de 2015

INEZITA BARROSO EM PORTO FERREIRA

Sinésio Dias - Inezita Barroso - Valter Cortes

Show promovido pela Seção de Cultura do Estado de São Paulo. Ginsasio de Esportes Adriano José Mariano totalmente lotado. A Rainha da Musica Caipira Brasileira só cantou músicas de raís. 1980



Nenê Salzano - Flávio da Silva Oliveira -  Otavio Vicentini - Valter Cortes
Valter Cortes eleito vereador de Porto Ferreira. Evento realizado na séde do Porto Ferreira Futebol Clube, 1969

Mariano - Valter Cortes - Adrinao José Mariano
Jogo realizado no campo antigo do Porto Ferreira Futebol Clube

sábado, 7 de março de 2015

CLEPTOCRACIA NO BRASIL!!!



Como resolver a questão do Brasil? Queremos ser
Livres e responsáveis, regime democrático. Mas
Estamos vivendo a era da Cleptocracia.
Políticos que são eleitos pelo voto direto, pelo povo, bastam
Tomar posse se reúnem e vão retirando as PATAKAS sem dó e sem piedade.
O estado passa a funcionar como uma máquina de extração de renda ilegal.
Como um todo, digo alguns “políticos” de origem pobre
Realmente ficam ricos, bilionários apenas numa canetada.
A fase Cleptocrática do Estado??? Verbas públicas
Capturada por pessoas que praticam corrupção política.
Importante dizer que o Mensalão já foi

Agora é o Petrolhão, e vai virar mais uma pizza.

sábado, 14 de fevereiro de 2015

TANGERINA BRUNO


Em janeiro de 2013 fui transferido para o Museu Histórico e Pedagógico “Prof. Flávio da Silva Oliveira”, eis que num certo dia adentra no Museu um casal de jovens, que se apresentaram como sendo Tangerina Bruno.

Logo perguntei vocês são da família Tangerino, me desculpem, mas não os conheço. Enfim rolou uma boa conversa, daí pela altura do jovem associei com o primo José Tangerina, filho do Dionísio Tangerino. E cai a minha ficha, vocês são netos do violeiro José Tangerina, aquele me deu uma cachorrinha que acabei colocando o nome de “Boneca”. Isso em 1984 vocês não eram nascidos.

Enfim é meus primos de 4.a geração, que ficamos amigos. Os primos gostam de musica, e são artistas plásticos.